Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Encontre o que deseja

    Saúde

Aparecida segue com a vacinação contra gripe, meningite e covid-19

Publicada em 05/06/23 as 14:43h por Vitória 87 FM - 67 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Vitória 87 FM)
Imunização contra a influenza, a meningite e a covid-19 são ofertadas em 36 postos para toda a população e sem necessidade de agendamento prévio

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) segue com as campanhas de vacinação contra a influenza, a meningite e a covid-19 em 36 postos espalhados por toda a cidade. Para receber os imunizantes é preciso apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS). A vacinação contra a meningite, que estava sendo aplicada somente em crianças, adolescentes até 15 anos e trabalhadores da saúde, voltou a ser liberada para toda a população após a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

A vacinação contra a influenza continua disponível para a população em geral. Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode receber a proteção enquanto durar o estoque de vacinas da cidade. O imunizante trivalente ofertado pelo SUS protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da influenza A e contra a influenza B.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, alerta as pessoas para não deixar de se proteger: “O contágio da gripe aumenta nesses meses mais secos e frios, o que aumenta a importância dessa proteção. Além disso, a doença pode levar a complicações, internações e até à morte em casos mais graves. Ninguém deve desperdiçar essa proteção segura a gratuita, principalmente as gestantes, crianças e os idosos, que têm tido menor cobertura vacinal”.

“Quanto à vacinação contra a meningite, em abril, seguindo recomendação do MS e da Secretaria Estadual (SES), a ampliamos para toda população. Era uma medida excepcional, enquanto houvesse estoque, e durou até o último 7 de maio. Agora, com o recebimento de novas doses, voltamos a liberar para pessoas de todas as idades”, informa a coordenadora.


Vacina bivalente contra a covid-19

A aplicação da vacina bivalente da Pfizer, que protege a população contra novas variantes do coronavírus, também segue na cidade. Qualquer pessoa acima de 18 anos que já tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes há quatro meses, independentemente do fabricante, pode receber o imunizante bivalente.

“Mesmo os adultos que já receberam 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 precisam receber a bivalente. Estudos científicos já comprovaram que a partir de 4 meses da vacinação cai o nível de proteção no organismo, sendo necessária a aplicação de reforços. Além disso, a vacina bivalente foi atualizada para combater também as novas subvariantes da ômicron. Ela é fundamental”, frisa Renata Cordeiro.

Vacinação contra a covid para adolescentes e crianças

Além da vacina bivalente para a população acima de 18 anos, Aparecida segue imunizando crianças e adolescentes contra a covid-19. Quem tem de 6 meses a 12 anos de idade é vacinado na Central de Imunização; Na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Veiga Jardim e Bandeirantes. Adolescentes são imunizados nos 36 postos.

Onde se vacinar

A vacinação contra a gripe e a meningite está disponível em todos os 36 postos de imunização da cidade. Confira:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Buriti Sereno
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
Horários de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.Por Polliana Martins secom





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Visitas: 249118 | Usuários Online: 13

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!