Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Encontre o que deseja

NO AR

Programa Gospel

    Fiquei Sabendo

MULTIDÃO REVERENCIA, EM TRINDADE, DESFILE DE CARREIROS, CAVALEIROS E MULADEIROS, PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Publicada em 01/07/22 as 08:15h por Vitória 87 FM - 69 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Vitória 87 FM)
Os desfiles de carros de boi e cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno de 2022 levaram milhares de pessoas às ruas e ao Carreiródromo Ada Cyra nesta quinta-feira (30/06). De mais de 600 carros de boi que chegaram a Trindade, 315 desfilaram, seguidos de mais de 3 mil cavaleiros e muladeiros.

Foi a retomada de uma tradição reconhecida como patrimônio cultural brasileiro há seis anos, dos quais esteve interrompida nos dois últimos, em respeito à pandemia de Covid-19.

 
Acompanhado da família, às 7h30, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, deu boas vindas a todas as comitivas na Matriz de Trindade onde foi a saída dos carreiros.

“Sejam bem vindos. Preparamos uma estrutura especial para que o desfile deste ano seja uma referência, um marco na história da Romaria de Trindade”, disse o prefeito ao público antes da partida para o Carreiródromo.

À frente veio o carreiro Kiko Abílio que chegou após quase 80 quilômetros percorridos com seus dez bois, por quatro dias, de uma fazenda em Ouro Verde até Trindade.

Romeiro do Divino Pai Eterno há 43 anos, o sertanejo não conteve as lágrimas ao saber que tinha sido sorteado pela primeira vez para abrir o desfile desse ano: “Foi emoção demais”. Produtor de rapadura e de leite em Ouro Verde, Kiko Olhava encantado o carro de boi todo decorado de flores amarelas e dizia ter ido na Romaria deste ano movido pela esperança de dias melhores.

Enquanto a comitiva dele e as outras centenas de carreiros passavam pelas ruas que ligam a Matriz ao Parque Lara Guimarães, onde fica o Carreiródromo, centenas de moradores saíam à porta de suas casas para reviver a tradição de assistir o desfile.

Na calçada da residência de Márcia Helena do Nascimento, por exemplo, os parentes se espremiam para presenciar cada momento. “Entre pais, irmãos e filhos, estamos com umas 30 pessoas em casa hoje”, confidenciou ela, entre risos.

Algumas horas depois, já no Carreiródromo, logo após a bênção aos carreiros pelo padre José Bento, e já acompanhado do governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Trindade voltou a falar sobre o evento.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Visitas: 226145 | Usuários Online: 1

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!